VENDAS DE NATAL DEVEM MOVIMENTAR R$26 BILHÕES EM SÃO PAULO; BRINQUEDOS REPRESENTAM 34% DAS OPÇÕES DE COMPRAS

O setor varejista do Estado espera mais de 47 milhões de consumidores no período, sendo que o levantamento aponta que 82% dos consumidores preferem fazer as compras de Natal em lojas físicas.

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O levantamento mostrou que os consumidores estão dispostos a comprar cerca de 4,2 presentes, com um ticket médio de R$132 cada.

©CNDL/Divulgação


A principal data comemorativa para o varejo é o Natal, uma época repleta de promoções e atrativos para o consumidor. Um levantamento feito pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) apontou que 47 milhões de pessoas deverão fazer compras de Natal no estado de São Paulo, isso representa um movimento de R$26 bilhões na economia local.
“A época natalina é esperada por todos, é uma tradição presentear familiares e amigos no Natal. A data tem força extra de movimentação em vendas, todas estratégias devem ser utilizadas para atrair a atenção do consumidor como, por exemplo, decorações, promoções e brindes”; comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP.
O levantamento mostrou que os consumidores estão dispostos a comprar cerca de 4,2 presentes, com um ticket médio de R$132 cada. Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos, com 62% de escolha; em segundo lugar o cônjuge, com 45%; e em terceiro as mães, com 41% de opção.
Além dos “presenteadores”, cerca de 38 milhões de pessoas afirmam que irão presentear a si mesmas. Dentro desse número, as mulheres são as principais consumidoras a exercer o “amor próprio”, com 65,4% de chances de compra, contra 52,4% dos homens.
Dentre os principais presentes escolhidos pelos consumidores; as roupas aparecem em primeiro lugar, com 57% de opção de compra; logo em seguida os calçados, com 38%; perfumes e cosméticos estão como terceira opção de compra, com 36%; brinquedos, com 34% e acessórios, com 21%, finalizam a lista de presentes.
O levantamento aponta que 82% dos consumidores preferem fazer as compras de natal em lojas físicas. As lojas de departamento são a opção preferida do público, com 42% de escolha; os shoppings centers seguem como segundo lugar para comprar no natal, com 40% de preferência. “Os espaços temáticos e interativos de natal, aliados a uma boa decoração cativam o olhar dos consumidores, atraindo as vendas”, afirma Maurício.
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal são: cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

 
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