ESTUDO DA KIDS CORP REVELA COMO BRINCAM E QUAIS OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS

Levantamento abrangeu crianças e adolescentes na América Latina. No Brasil a análise ouviu 8.437 entrevistados entre 3 e 18 anos de idade, entre janeiro e julho de 2023.



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Ao mapear por gênero os tipos e brinquedos que mais atraem meninos e meninas, o estudo da Kids Corp identificou que, a partir dos 12 anos ambos os gêneros são igualmente atraídos por jogos eletrônicos.

A Kids Corp, martech especializada no público menor de idade e famílias, apresenta estudo que analisa como brincam e quais são os tipos de brinquedos preferidos pelas crianças e adolescentes na América Latina. No Brasil a análise colheu dados de 8.437 entrevistados entre janeiro e julho de 2023.
Segundo o levantamento, 56% das crianças entre 3 e 14 anos se divertem com brinquedos, índice que ocupa o terceiro lugar entre as atividades prediletas do segmento, ficando atrás apenas a "assistir ao Youtube", com 82%, e do uso de telefones e consoles para jogar videogame.
Há pouca diferença entre meninos e meninas em relação ao nível de atratividade que os brinquedos exercem, bem como na curva de desempenho da atividade ao longo de seu crescimento, sendo que no caso das meninas o auge do interesse em brincar alcança 87% dos indivíduos de 5 anos de idade, enquanto 79% dos meninos registram interesse na atividade aos 6 anos de idade. A partir dos 7 anos o interesse geral de ambos os gêneros começa a gradualmente decrescer, chegando, aos 14 anos de idade, a 13% no caso das meninas e 9% no caso dos meninos. Movimento inverso no que diz respeito aos jogos eletrônicos, que superam a predileção das crianças por brinquedos a partir dos 9 anos de idade.
Ao mapear por gênero os tipos e brinquedos que mais atraem meninos e meninas, o estudo da Kids Corp identificou que, entre os 3 e 7 anos de idade, brinquedos macios, giz de cera e lápis de colorir são os prediletos delas, enquanto veículos de brinquedo, jogos esportivos e de tabuleiro são os preferidos deles. Ambos os sexos gostam de maneira muito similar de brinquedos como bonecos articulados e blocos tipo Lego. A partir dos 12 nos ambos os gêneros são igualmente atraídos por jogos eletrônicos.
O levantamento aponta que, em média, as crianças e os adolescentes se entretêm com 4 tipos de brinquedos e que, a medida crescem, os adolescentes (a partir dos 13 anos) mantém o vínculo com brinquedos colecionáveis, sendo que 20% ativamente compram itens para aumentar sua coleção, enquanto 10% optam por apenas manter a coleção constituída durante a infância.

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O estudo identificou ainda que, entre os 3 e 7 anos de idade, brinquedos macios, giz de cera e lápis de colorir são os prediletos delas, enquanto veículos de brinquedo, jogos esportivos e de tabuleiro são os preferidos deles.

MARCAS DE BRINQUEDO PREFERIDAS
O levantamento da Kids Corp também mapeou quais são as marcas de brinquedo que ocupam o imaginário de crianças e adolescentes, identificando que 2 em cada 10 delas faz pedidos dos brinquedos que desejam mencionando marcas.
Em se tratando de menções espontâneas, a marca que lidera a lembrança do segmento é Estrela (30%s), seguida por Lego (20%), Mattel e Hot Wheels (com 11% cada), Barbie (8%), Marvel (6%) Fisher Price (5%) Disney (4%) e Hasbro, Candide e RiHappy (com 3% cada).
O conhecimento e a lista de desejos de crianças e adolescentes em relação aos brinquedos é construída através da sua exposição a anúncios veiculados sobretudo nas mídias digitais, com 79% dos respondentes indicando haverem visto seu anúncio favorito on-line. Neste ambiente, 53% viram o conteúdo no Youtube, 19% no Tik Tok, 17% num site/online, 16% no Instagram, 9% no Facebook e 7% num videogame ou num aplicativo.
Filmes e series também são grandes influenciadores nos gostos de crianças e adolescentes por brinquedos, com 71% afirmando haver comprado produtos associados a esse tipo de conteúdo, enquanto 55% compraram brinquedos relacionados a videogames.
O público infanto-juvenil também exerce seu poder de persuasão, uma vez que 87% dos brinquedos comprados pelos pais no mês anterior ao questionamento da pesquisa foram pedidos de seus filhos. O protagonismo dos pequenos em relação a decisão de compra não para por aí: 70% estão presentes no momento da compra.