FEIRAS  
Expo Licensing Brasil 2017 reúne oportunidades de novos negócios para a indústria e o varejo brasileiro
Evento reunirá os principais detentores de marcas e estúdios de entretenimento do mundo

Nos dias 29 e 30 de agosto, São Paulo recebeu a Expo Licensing Brasil 2017, que chegou à sua 10ª edição como a mais importante Feira de Licenciamento de Marcas e Personagens da América Latina.
Ferramenta de marketing utilizada por diversas empresas para agregar valor a seus produtos e serviços, o licenciamento se apresenta como uma importante estratégia para garantir bons resultados, que independe de oscilações socioeconômicas, uma vez que apresenta média de 20% no aumento de vendas, sendo, em qualquer contexto, um diferencial competitivo.

Gloob é a marca da TV por assinatura que já é a 3ª. entre as crianças brasileiras, com destaque no licenciamento para Miraculous – As Aventuras de Ladybug

Para reunir todas as plataformas que criam essa demanda aspiracional, a Expo Licensing Brasil alia branding, marketing, experiência e conteúdo. O evento reunirá os principais donos e agentes de marcas do mundo, tais como Disney, Warner, Mattel, Hasbro, Universal, Cartoon Network, Nickelodeon, SBT, Televisa, Endemol, Chevrolet, entre outras, que apresentarão as possibilidades de negócios com seus respectivos portfólios aos executivos da indústria e do varejo. Há ainda a presença de renomadas agências promocionais que atuam com relevância nesse segmento.
Realizada em formato multi, a feira permitiu mapear todas as oportunidades oferecidas pelo mercado de licenciamento de marcas e personagens. O público terá a oportunidade de visitar os estandes e acompanhar ao Licensing Road Show com apresentações exclusivas dos estúdios e das companhias de entretenimento, além de participar do LB Conecta, que contou com palestras pocket com renomados executivos de marketing, comunicação, mídia, comportamento e consumo.

Agosin Licensing Brasil investiu em Game Of Thrones, série que tem acumulado milhões de espectadores ao redor do mundo
Entre as novidades apresentadas estavam os filmes da Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm, e personagens das franquias Disney Princesa, Star Wars e Mickey

10ª edição da Expo Licensing Brasil lança marcas, personagens e tendências que vão dominar 2018
Considerada o maior evento de licenciamento na América Latina, a Expo Licensing Brasil reúne as principais agências licenciadoras e estúdios de entretenimento para informar a indústria e varejo sobre as novidades do segmento que prometem dominar as preferências de crianças, jovens e adultos brasileiros no próximo ano, alavancando vendas e gerando novos negócios.

Lotus Global trouxe a sempre doce Moranguinho, sucesso há várias décadas entre meninas de 2 a 6 anos e até mães, com a categoria Vintage
Nickelodeon mostrou grandes marcas de sucesso do seu portfólio, como Patrulha Canina, bob Esponja e Tartarugas Ninja e aposta agora em Shimmer & Shine

Confira abaixo alguns destaques:
Game Of Thrones e Tokidoki são as apostas da Agosin Licensing Brasil
A Agosin Licensing Brasil investe na série que tem acumulado milhões de espectadores ao redor do mundo, Game Of Thrones, para ampliar seu portfólio e trabalhar em cima do licenciamento de adultos, em crescimento no País. Já voltado para o público infantil, o destaque fica por conta de Tokidoki, marca americana com uma longa trajetória de parcerias internacionais (Marvel, Barbie, Hello Kitty, entre outros), que possui um grande potencial de mercado pela vasta quantidade de personagens e possibilidades de aplicação em produto.

Além de Angry birds, marca da Rovio, Tycoon 360 tem outros licenciadores-chave como Sony Pictures, Pepsi, Ford, King, Microsoft Studios e MGA Entertainment

Discovery Kids lança Mini Beat Power Rockers e Zak Storm
Com foco no público infantil, a Discovery apresenta na feira duas novas oportunidades de licenciamento. Mini Beat Power Rockers, que estreia agosto, é uma série original exclusiva e apresenta uma divertida banda multicultural formada por bebês que gostam de fazer música. Outra grande novidade é Zak Storm, que estreou em julho, e traz um adolescente surfista à procura da onda perfeita que é sugado para uma realidade paralela dentro do temido Triângulo das Bermudas e precisa de ajuda e proteção para encontrar o caminho de volta para casa.

Entertainment One apresenta PJ Masks para encantar o público infantil
PJ Masks promete fascinar o público infantil com uma história que envolve três crianças de 6 anos, que juntas combatem o crime e vilões enquanto aprendem lições valiosas. Além desse sucesso, a Entertainment One ainda apresenta novidades de Peppa Pig e Ben & Holly, personagens que fazem a cabeça das crianças.

A grande novidade da Endemol, conhecida pelo conteúdo de MasterChef, foi o lançamento do licenciamento Simon's Cat, que disponibilizado no You Tube

Glitter Models, Shopkins e Rainbow Ruby foram destaques Exim Brasil
Glitter Model, primeira animação a trazer o universo da moda como pano de fundo, narra as aventuras de Clara e suas amigas e estimula as crianças a perceberem seu próprio brilho interior. Outro lançamento é Shopkins, marca com maior crescimento no ranking de licenciamento mundial, com personagens que são miniaturas colecionáveis de diversas categorias de produtos de supermercado, como frutas, guloseimas e produtos de beleza. Já a Rainbow Ruby é uma serie animada que encanta meninas de 3 a 5 anos e conta a história de bonecos que ganham vida e uma heroína aspiracional provando que podem ser o que eles quiserem.

Universal Music apresentou como novidade o recém adquirido direito de imagem para licenciamento da banda The Who

Celebridades se tornam marcas e chegam ao mercado de licenciamento
Na edição passada, a Ispartner lançou como licenciamento a marca MC Gui, ícone do funk paulista, e o Alok, o DJ mais famoso do Brasil no momento. Nesse ano, a agência apresenta grandes personalidades brasileiras, como os pilotos Rubinho Barrichello e Leandro Mello, a apresentadora Adriane Galisteu e o estilista João Pimenta.

Endemol trouxe sucesso britânico para o mercado brasileiro
A grande novidade da Endemol para a Expo Licensing é o lançamento do licenciamento Simon's Cat, muito forte na Europa, America do Norte e bastante conhecida no Brasil. A série, disponível no You Tube, já recebeu diversos prêmios, incluindo o Best Comedy (British Animation Awards, 2008) e conta as aventuras de um gato travesso e comilão.

Redibra se destacou com marcas de forte apelo como Mario Bros, Galinha Pintadinha e Show da Luna

Smilingüido ganha reconhecimento entre os seus consumidores
O personagem, licenciado pela Luz e Vida, tem como maior propósito inspirar valores, compartilhar amizade e melhorar a vida das pessoas com produtos que emocionem e levem alegria ao dia a dia de cada um. Destinado ao público infantil, jovem e adulto, a marca possui mais de 40 milhões de visualizações em redes sociais e está presente em todo território nacional.

Mattel reforça marcas clássicas
Há mais de 50 anos no mercado, marcas como a Barbie, Hot Wheels, Fisher-Price continuam fazendo sucesso entre o público infantil, recebendo constantes investimentos em inovação que serão apresentados durante a feira.

NBA, no seu primeiro ano de feira, apresenta nova linha de chinelos Rider
A coleção de verão da New Era com a licença da National Basketball Association foi exposta na Expo Licensing Brasil para estrear sua participação. Atualmente a marca possui licenças em diversas categorias, e de 2016 para 2017 obtiveram um crescimento em torno de 30%.

Mattel apostou também na nova franquia Enchantimals, além das suas marcas clássicas, como Barbie e Hot Wheels

 

 

 

 

Maior empresa de licenciamento esportivo destacou a marca Corinthians
A Prowerful tem em seu portfólio as marcas dos principais times de futebol brasileiros como Corinthians, Flamengo, SPFC, Palmeiras, Vasco Da Gama e Santos, entre outros. Nesta edição da Expo Licensing, a marca Corinthians ganha destaque por ser a que detém mais negócios de licenciamento.

Mario Bros, Galinha Pintadinha e Show da Luna valorizaram portfólio Redibra
Com marcas de forte apelo, a Redibra destaca novidades para Mario Bros, Galinha Pintadinha e Show da Luna, três Best-sellers entre o público jovem e infantil. A empresa reservou ainda um lounge exclusivo dedicado à Galinha Pintadinha Mini.

Grande novidade da Sanrio é voltada ao público jovem adulto e adulto
Chega ao Brasil o licenciamento do projeto Hello Sanrio que tem como diferencial apresentar todos os personagens Sanrio, verdadeiros clássicos, juntos. Além disso, será reforçada na feira a marca Gudetama, vinda diretamente do Japão, e os grandes clássicos, como a Hello Kitty, o Keroppi e o Chococat.

Vertical Licensing veio com uma expectativa de crescimento significativo e trouxe para a feira marcas como marcas Zuzubalândia, God of War, Garfield e Smurfs

Senninha ampliou possibilidades e lança nova série animada
"Senninha na Pista Maluca", foi o grande lançamento do Instituto Ayrton Senna que vai ao ar ainda em 2017. O personagem direcionado 100% para o mercado infantil, possui seu público entre crianças de 3 a 6 anos, de ambos os sexos e seus pais. E conta histórias cheias de aventura, diversão e emoção nas pistas de corrida.

Supertoons impulsionou O Diário de Mika como destaque no licenciamento
A animação está presente em mais de 96 países, e retrata Mika, uma menina de quatro anos muito curiosa e aprendendo lidar com as novidades que o mundo tem a oferecer. Toda vez que Mika entra em seu quarto, alguns objetos/brinquedos ganham vida e cada um deles assume um traço da sua personalidade.

Universal Music lançou marcas ligadas a musica, e destaca a banda The Who
A novidade que a Universal Music apresentou na Expo Licensing é o direito de imagem adquirido para licenciamento da banda The Who. Mundialmente conhecida pela performance de quebrar instrumentos durantes seus shows, a banda possui entre seus maiores sucessos os hits "Baba O'Riley", "Who Are You" e "My Generation".

SBT Licensing apresentou as marcas da TV aberta, com novelas infantis e animações como Masha e o Urso

Vertical Licensing focou trabalho em marcas de revistas, celebridades Gospel e infantis
Com uma expectativa de crescimento significativo nos segmentos de adolescentes, gamers, adultos e cristãos, a Vertical Licensing trouxe para a feira os mais diferentes licenciamentos para agradar todos os públicos. Nessa edição foram lançadas as marcas: Zuzubalândia, Aline Barros, Bruna Karla, Atrevida, Corpo a Corpo, 3 Palavrinhas. Além de destacar marcas clássicas como God of War, Garfield e Smurfs.

Cartoon Network relançou a série Ben 10 totalmente renovada
A série mais assistida pelas crianças no ano de 2017 no Brasil teve seu relançamento em abril com uma nova perspectiva. Sucesso de vendas do varejo e reconhecida pelo trade, a marca Ben 10 foi grande aposta da Cartoon para essa edição da feira. Além desse lançamento, a empresa ainda destacou outras marcas na Expo Licensing, como: As Meninas Superpoderosas e Hora da Aventura.

 

Veja Também:
- Opinião: Pulverização de marca deu tom da Expo Licensing Brasil 2017
- Expo Disney 2017 trouxe as novidades do varejo e entretenimento

 

 


 

 
1997-2017 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados