SPIELWARENMESSE É O CENTRO DO UNIVERSO DOS BRINQUEDOS

Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, toda a indústria reuniu-se no Centro de Exposições de Nurembergue, na Alemanha, para o seu único evento global do ano. 2.354 expositores de 68 países – um aumento de 10% em relação ao ano anterior – aproveitaram para divulgar as suas tendências e novas ideias.



©Spielwarenmesse/Divulgação

Spielwarenmesse, feira de brinquedos da Alemanha, consolida sua posição como único evento global da indústria.

A Spielwarenmesse – Feira de Brinquedos da Alemanha conseguiu afirmar o seu papel de liderança único no mercado global. Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, toda a indústria reuniu-se no Centro de Exposições de Nurembergue, na Alemanha, para o seu único evento global do ano. 2.354 expositores de 68 países – um aumento de 10% em relação ao ano anterior – aproveitaram para divulgar as suas tendências e novas ideias. Juntamente com as inovações de produtos, uma infinidade de diferentes oportunidades de networking e ideias estimulantes sobre o tema principal do Kidults aguardavam os 57.000 visitantes de 125 nações que ali se reuniram.
“A Spielwarenmesse é a única constante em que podemos contar na era atual das feiras de brinquedos regionais e nacionais que trabalham para encontrar o seu novo ritmo”, foi a opinião de Helena Perheentupa, da empresa norte-americana Wyncor. Como consequência, a importância do evento comercial continua a aumentar. 97% dos expositores (2023: 95%) consideraram a participação em Nuremberg importante ou muito importante. “Como feira líder, a Spielwarenmesse é o local onde todos, de todo o mundo, se encontram. Você não encontrará essas oportunidades em nenhum outro lugar”, declara Ram Ronen da PMI Trading & Enterprise. Para o vice-presidente, a feira é a oportunidade ideal para conhecer os clientes existentes e gerar novos contatos. “Conseguimos receber clientes, potenciais clientes e representantes da imprensa de todo o mundo – da Nova Zelândia, Ásia, Europa e EUA à América do Sul – no nosso estande”, acrescenta Paul Heinz Bruder, CEO da Bruder Spielwaren. Andrea Herre, da Spin Master International, também avalia muito bem a qualidade dos visitantes: “Tivemos todos os tomadores de decisão relevantes e contas-chave reunidos conosco em nosso estande”. Christian Ulrich, porta-voz do Conselho Executivo da Spielwarenmesse eG, observa que a China, um dos mercados consumidores mais importantes, conseguiu restabelecer os seus níveis muito elevados pré-pandemia. Além disso, os países da Ásia Central (como o Cazaquistão) e a Ucrânia adquiriram um dinamismo que compensa, em certa medida, a ausência da Rússia. Também os EUA, que já demonstravam um elevado potencial no ano passado, estão entre os 10 principais países para visitantes.
No geral, mais de 90% dos expositores ficaram satisfeitos com sua participação. “A Spielwarenmesse é o centro do universo dos brinquedos!” explica Jennifer McIver do Wishbone Design Studio. “Podemos mostrar nossas novidades para tantos países em um só lugar. E também descobrimos as últimas tendências aqui.” Com os seus principais temas focais, a Spielwarenmesse provou mais uma vez ser a força iniciadora do setor. “Ficámos particularmente interessados no foco Kidults, que aproveitamos com entusiasmo no que diz respeito a novas ideias”, afirma Thomas Bußhart, MD da Fischertechnik. Com a sua área especial ‘Life’s a Playground – Toys for Kidsters, Kidults & Co.’, um estudo internacional e palestras de especialistas, a Spielwarenmesse destacou os adultos como grupo-alvo, oferecendo novas sugestões promissoras para o comércio. “Expositores renomados como a Mattel abordaram o tema Kidults em grande estilo. E os números de mercado da empresa de estudos de mercado Circana também demonstram que aderimos ao espírito da época”, enfatiza Christian Ulrich.
Além disso, o grande número de eventos que ocorrem durante a Spielwarenmesse sublinha a sua relevância global: tanto o pequeno-almoço do Grupo Disney, que acontece todos os anos, como o da Circana passaram de eventos europeus para eventos mundiais. Além disso, as licenças estão se tornando cada vez mais proeminentes. As parcerias com a associação global Licensing International e com o BRANDmate – o evento B2B para parcerias, colaboração e licenciamento – continuaram assim a expandir-se. “Os LicenseTalks foram uma oportunidade perfeita para gerarmos novos conhecimentos”, afirma Maria Gunderson, da startup Flops. O LicenseLounge reuniu todo mundo que é alguém. Licenciantes como Paramount, NBCUniversal e Warner Bros. “Na Spielwarenmesse, todos as partes interessadas estão presentes”, sublinha Martina Vierkötter da Haba, para quem ganhar o ToyAward na categoria “Baby & Infant” foi a cereja do bolo. “É um ótimo lugar para conversar, colocou um vento perceptível nas nossas velas e gerou vários encontros espontâneos.” Ganhar o ToyAward na área Adolescentes e Adultos também trouxe muitos visitantes ao estande da Fizz Creations. “Temos muita sorte de fazer parte desta incrível feira”, diz Caroline Hedges.
As opiniões dos expositores sobre o programa de apoio foram tão positivas quanto as suas opiniões sobre a gama de serviços. Para a segunda RedNight, na noite de quinta-feira, mais de 100 expositores convidaram os visitantes interessados diretamente para seus estandes. “As discussões pessoais com os clientes, o networking no RedNight, que ainda está em sua infância, e a atmosfera inspiradora são elementos importantes”, pensa Waltraud Maria Iden, do Iden Group. A diretora do conselho da Vedes, Julia Graeber, foi outra que elogiou a atmosfera positiva: “A Spielwarenmesse é uma plataforma animada para discussões intensas – uma verdadeira reunião de classe que reflete o calor e o sentimento de pertencimento em nossa indústria”. Ao longo dos cinco dias da feira, os varejistas de médio porte e pequenos estiveram tão fortemente representados como os principais grupos varejistas – que incluíam empresas como Auchan, Amazon, Costco, Müller, Target, Smyths Toys e Walmart.
O grau de contato pessoal e a natureza de networking da feira proporcionaram à Spielwarenmesse oportunidades de comunicação e construção de relacionamentos para uma ampla gama de grupos-alvo. Os interessados em jogos puderam cultivar contatos importantes na sexta-feira, na segunda edição da Internationale Spieleerfindermesse – Convenção de Inventores de Jogos. Igualmente bem sucedido foi o segundo OPEN DAY no sábado, para o qual 3.200 consumidores inundaram o pavilhão dos modelos ferroviários. “Com a sua diversidade, o seu amplo programa de apoio e o seu serviço único, a Spielwarenmesse mostrou mais uma vez este ano que continua a ser o ponto de encontro internacional do setor. O ‘Espírito de Brincadeira’ estava em evidência em todos os lugares”, conclui Florian Sieber, CEO do Simba Dickie Group.
84% dos expositores (2023: 83%) planejam participar novamente da Spielwarenmesse. A próxima edição da feira acontece entre terça-feira, 28 de janeiro, e sábado, 1º de fevereiro de 2025.


©Spielwarenmesse/Divulgação

O tema principal do Kidults aguardava os 57.000 visitantes de 125 nações que ali se reuniram.