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Dia das Crianças: 62% das pessoas pretendem comemorar a data, e dessas, 40% devem comprar presentes
Pesquisa da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, revela ainda que 58% das pessoas já começaram a pesquisar por ofertas, e 7% pretendem comprar algo para si mesmo

Está chegando o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o setor comercial, e os e-commerces estão se movimentando para atrair clientes. A expectativa — e o objetivo — é de faturamento alto em 2020, assim como em 2019, quando o setor chegou ao montante de R$ 3 bilhões, como mostra uma pesquisa feita pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, em parceria com a Opinion Box. Se depender dos 62% que responderam que querem comemorar a data, sendo 40% deles presenteando, a tendência de crescimento nas vendas dos comércios eletrônicos — registrada no ano passado e em datas comemorativas deste ano — deve se consolidar.

E quem é que vai se dar bem e ganhar presente no Dia das Crianças?

• 48% pretendem presentear os sobrinhos, 42% os filhos, e, como podemos ver no gráfico abaixo, 7% vão aproveitar para comprar presentes para si mesmo - ponto de atenção aos comerciantes, que podem aproveitar para fazer promoções de produtos para adultos também.


*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer

Dentre os consumidores das classes A e B, 57% pretendem ir às compras, enquanto entre as classes C,D e E o número cai para 37%. E, falando em ir às compras, 58% dos que vão presentear alguém já começaram a pesquisar itens em oferta.

Segundo Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner, o ideal é antecipar e estender suas ofertas, aproveitando o aumento no tráfego para cadastrar novos potenciais clientes e já ir aquecendo sua base com condições especiais, e, na reta final, apresentar vantagens como descontos no frete ou entrega expressa, para conquistar os consumidores mais atrasados e garantir boas vendas durante todo o período.

Entre as categorias que devem ser as mais procuradas, estão: Brinquedos, com 77% das intenções de compra; Jogos, com 35%; Moda e Acessórios, com 29%; e Eletrônicos, com 25%.


*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer

Dentro desses setores, os itens que devem ser os queridinhos dos que vão presentear, são: brinquedos, preferência de 58% dos respondentes; roupas, 35%; e bonecas ou bonecos, 30%, como é possível conferir abaixo:


*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer

• 51% pretendem gastar de R$50 a R$200 em presentes. Quanto à forma de pagamento, 62% devem usar cartão de crédito para parcelar as compras, 40% cartão de débito para comprar à vista, e 38% querem comprar no dinheiro.

Como as pesquisas da Social Miner sobre o Futuro do Consumo e Futuro do Varejo mostraram, a jornada de compra tem sido omnichannel - e assim deve permanecer. Neste dia das crianças, por exemplo, 42% dos consumidores vão preferir comprar on-line e receber em casa, e 22% pretendem ter uma experiência híbrida, transitando pela loja física e online antes de efetuar a compra.


*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer

Um dado que não podemos deixar de considerar é sobre os que não vão comprar presentes. Entre aqueles que pretendem celebrar a data, mas não indicaram a pretensão de comprar presentes ou serviços de lazer, 42% tomaram esta decisão porque precisam economizar. No entanto, 62% disseram que se encontrarem preços baixos, podem mudar de ideia e consumir, 32% podem até comprar se o frete compensar, e 30% se considerarem o prazo de frente interessante.

Diante dessa possibilidade de mudança de opinião dos potenciais consumidores, e para incentivar as comprar num geral, cabe ao comércio criar campanhas que atendam às necessidades dos clientes. "Para se dar bem e otimizar suas estratégias, é essencial entender quem é o público do evento e o que ele espera das marcas", conclui o CEO da Social Miner.

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