ESPECIAL  
HALLOWEEN IMPULSIONA A VENDA DE FANTASIAS E BRINQUEDOS 'ASSUSTADORES'
Fantasias, acessórios e brinquedos temáticos movimentam o mercado infantil e garantem a diversão das crianças

Conhecido também no Brasil como Dia das Bruxas, o Halloween é celebrado em 31 de outubro. Nessa data, as crianças aproveitam para se divertir e participar de diversas festas temáticas. Não faltam ideias de fantasias e brinquedos divertidos e horripilantes para os pequenos usarem nessa época. A seguir, confira detalhes de como anda o mercado, as principais empresas que disponibilizam produtos temáticos e as novidades para esse setor.

Para o Halloween, a Rubie´s Brasil selecionou os produtos da Linha Turma da Mônica, Penadinho e Zé Caverinha

Rubies Brasil
A Rubies Brasil é a empresa líder no segmento de fantasias e acessórios. Assim, trabalha com a venda no varejo de produtos licenciados de empresas como Walt Disney Company, Marvel Studios, Hasbro e Maurício de Souza, entre outros. Os principais personagens da Disney que estão disponíveis são o Mickey e Minnie, as princesas, Frozen, Heróis Marvel, Star Wars, Toy Story, Carros, Descendentes, Jake e os Piratas, Tinkerbell e Dra. Brinquedo. Já na Hasbro ocorrerão os lançamentos das linhas de My Little Pony e Transformers em breve. E da marca Maurício de Souza Produções há todos os personagens da linha Turma da Mônica e Penadinho, para crianças e bebês.
De acordo com a Rubies, devido ao aumento da popularidade da fantasia como produto de consumo, os números das vendas são crescentes nestes últimos anos. Para lidar com a crise, eles buscam se reinventar a todo o tempo, trazendo sempre novidades e trabalhando com linhas de produto com faixas de preços distintos, para um encaixe perfeito a cada perfil de consumidor.
Para o Halloween, o foco são os produtos da Linha Turma da Mônica, Penadinho e Zé Caverinha, personagens que são conhecidos pelas crianças e adultos de todas as gerações e que tem total sinergia com esse período. Além disso, as fantasias de Pinkie Pie e Rainbow Dash chegam como novidades da linha My Little Pony e os personagens Bumble Bee e Optimus Prime consolidam a linha Transformers. Já no portfólio Walt Disney, ocorre a chegada da Princesa Elena de Avalor, que começa seu legado na consagrada série Princesinha Sofia, grande sucesso no canal Disney Júnior.
No varejo em geral, os itens mais procurados estão diretamente ligados a datas específicas como Dia das Crianças ou Natal, assim como de lançamento de um grande sucesso de bilheteria dos estúdios. A linha de produtos é bastante diversificada e acompanha as tendências do mercado. "Lembrando que durante o Halloween a procura pelos personagens tradicionais, como heróis e princesas também é alavancada e traz ótimos resultados ao varejo. Além de todo design e alto padrão de qualidade de nossas peças, devidamente certificadas pelo Inmetro. Nossos produtos encantam adultos e crianças de todas as idades e possibilitam que estes possam se sentir mais próximos de seus personagens favoritos", destaca a empresa.
Para essa data, eles desenvolvem estratégias pensando no fortalecimento e aumento das vendas nesse período no Brasil. A Rubies Brasil acredita que ainda possui um longo caminho a percorrer para manter e alcançar o sucesso, mas acredita que no próximo ano trará grandes novações ao mercado nesse período.

As crianças vão poder se fantasiar de esqueleto, caveiras ou monstrinha fashion com produtos da Red Circus

Red Circus
A Red Circus se destaca no mercado pela alta qualidade de tecidos, aviamentos e acessórios e nesse Halloween disponibiliza diversas fantasias exclusivas e criativas para a criançada aproveitar as festas desse período. Clássica, a fantasia de esqueleto vem nas versões branca e verde, conta ainda com os ossos em relevo e é composta por polainas, luvas e máscara. Uma opção para as meninas é se fantasiar de vampirinha para as festas mais charmosas – com um vestido de gola com mangas e meia-calça.
Há também a fantasia colorida de Funky Bones, em uma versão mais original de Monstrinha. Nesse caso, há também vestidos com mangas, mas com meia-calça colorida. Para as garotas que querem se fantasiar de caveira há a opção da Charming caveira, que é um look diferente e bastante original. Além disso, há a Frankie Girl, que possui um vestido, tiara com chapéu, meia-calça e luvas. E há também a Monstrinha Pink – uma fantasia charmosa que conta com um vestido, mangas e meia-calça de ossinhos.

A linha Monster High, da Mattel, traz a assustadora barreira de coral boneca Peri Pearl. Para meninos a Sortimento Curva do fantasma de Hot Wheels Desafios na Cidade, da Mattel

Mattel
A Mattel fez uma seleção para as crianças se divertirem no Dia das Bruxas com os mais assombrosos brinquedos.
A nova personagem do Monster High vem trazendo sustos duplos. A filha de Hidra possui duas cabeças: Peri e Pearl são irmãs gêmeas que têm suas próprias ideias, mas não seus próprios corpos. Duas cabeças e cauda de serpente -- que permite que a boneca fique em pé sozinha -além de detalhes de arrepiar, pois brilham no escuro e dão o toque sinistro.
Agora os meninos terão diversão está garantida com Hot Wheels - Desafios na Cidade. Eles irão comandar uma superjornada na pista mal-assombrada Hot Wheels, que traz fantasma, monstro e até uma casa assombrada. Reconfigurável a pista pode ser conectada a outros modelos da linha, permitindo personalizar sua própria Cidade Hot wheels.

Em outras épocas do ano os produtos da Brasilflex continuam sendo procurados com bastante frequência

Brasilflex
A empresa aposta em itens clássicos para o Halloween - abóboras e caldeirões, além de outros produtos para a linha de decoração de festas. Entre as novidades deste ano está a Ghost Bubble, que são as bolhas de sabão com tema do Halloween, com as tampas em material fluorescente que brilha no escuro. Há também o kit halloween kids, que traz três campeões de vendas em um só produto: abóbora o caldeirão e a cabeça de esqueleto.
"Os produtos da Brasilflex são todos certificados pelo Inmetro e feitos com matérias-primas novas e atóxicas, e passam por um rigoroso controle de qualidade. Nossa linha de Halloween é composta por produtos que são acessórios para fantasias e por produtos para decoração de festas. Hoje devido à demanda, as duas linhas são comercializadas durante todo o ano e não somente próxima à data", afirma Eliana Mason, diretora comercial.
Ela explica que embora durante o período de junho a outubro aconteça 70% do volume dessa linha, durante o resto do ano, os produtos continuam sendo procurados com bastante frequência. Atualmente, essa linha corresponde a 20% do faturamento anual da empresa. A boa notícia é que, apesar da crise, o volume das vendas até agora continua crescendo em relação aos anos anteriores. "Essa vantagem de ter escapado da crise se deve a produtos econômicos e à pronta entrega. Embora a Brasilflex atue fortemente com personagens, na linha específica de Halloween não trabalhamos com nenhum personagem licenciado. Nesse período, trabalhamos com alguns encartes de vendas junto aos clientes de varejo", finaliza Eliana.

O Halloween brasileiro do Penadinho é o grande destaque da Magazine 25 e Parangolé, que traz também diversos produtos de decoração de festas a brinquedos e produtos virtuais para toda a família

Magazine 25 e Parangolé
Nesse ano, a Magazine 25 em parceria com a Maurício de Sousa Produções e a Parangolé lançam o Halloween Brasileiro do Penadinho. Personagens como Penadinho, Zé Vampiro, Dona Morte e todos os outros moradores do cemitério do Bairro do Limoeiro estão disponíveis para agitar as festas infantis em comemoração ao Dia das Bruxas. A linha foi desenvolvida para proporcionar maior interação entre pais e filhos, desde a montagem das peças até as brincadeiras sugeridas pelos produtos.
São diversos itens destinados tanto à decoração das festas quanto à diversão. Há kits de tatuagens temporárias, joguinhos Come-Come, bonecos de papel, kits de adesivos, entre outros produtos. Outra novidade são os produtos virtuais. Ao todo, cinco itens da coleção serão disponibilizados para que as famílias possam montar a festa em casa. A coleção Turma do Penadinho será comercializada com exclusividade pela Parangolé e pelo Magazine 25, pela loja virtual e também nas lojas físicas.
A Sulamericana Fantasias foi procurada para participar da matéria, mas Victor Medeiros do departamento de Marketing da empresa respondeu dizendo: "Agradecemos mas não iremos participar da matéria no momento."


 

 
1997-2016 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados