n
PUBLICIDADE
 

ABRIL: TEMPO DE LANÇAMENTOS DE BRINQUEDOS DA TEMPORADA 2021

CONTEÚDO EXCLUSIVO P/ ASSINANTES
Digite seu login e senha e faça seu download

Login:   Senha:  

Ficar em isolamento social mudou os hábitos não só de adultos, mas também alterou drasticamente a rotina das crianças. Sem ir para a creche ou escola, os pequenos acabam consumindo mais brinquedos, já que dispõem de bastante tempo para brincar (em casa!)
Apesar das medidas de restrição sanitária impostas pelas autoridades locais e regionais, nos diversos Estados brasileiros — o que muitas vezes determinou o fechamento de shopping centers e lojas de rua, ainda assim a indústria e comércio de brinquedos seguem no firme propósito de proporcionar o lúdico e cognitivo para nossas crianças. Mesmo que para isso tenha que lançar mão de outros sistemas de venda, com o e-commerce.
E elas (sempre!) querem novidades, para experimentar, brincar e se divertir.
Trazemos neste Especial os lançamentos do mercado de brinquedos para a temporada 2021. Confira.

A Xalingo Brinquedos informa que deve apresentar ao mercado cerca de 200 lançamentos (itens nacionais e importados) durante o ano. O portfólio da instituição também conta com novas licenças, como Patrulha Canina, Batman, Mulher- Maravilha, Gato Galáctico, Harry Potter, entre outras.
Tamára Campos, gerente de Marca e Inovação, conta que os os principais são: Linha Steam, Patrulha Canina e Batman. Segundo ela, a grande aposta para esse ano está na percepção de que “o perfil do consumidor mudou muito. Existe uma busca constante por novas formas de ensino e de lazer também, já que as crianças estão mais tempo em casa. Neste sentido, a empresa investiu muito na linha educativa. Kits “Faça você mesmo”, quebra-cabeças, carimbos, dominós e outros produtos criativos estão no catálogo da companhia.
Lançada em 2019, a Linha Steam – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – também ganhou novos produtos: Quebra-Cabeças Conhecendo o Corpo Humano, Playset Sistema Solar e Movimentos do Planeta Terra. Produtos interativos que despertam na criança a curiosidade, a prática, a motricidade fina, além do desenvolvimento cognitivo e da criatividade. Pensados para ela (criança) expandir seus conhecimentos.”
Tamára Campos relata ainda que não foram poucos os desafios dos fabricantes de brinquedos neste tempo de pandemia de Covid-19: “Apesar das dificuldades para obtenção de matérias-primas, a companhia conseguiu finalizar todos os lançamentos previstos para o primeiro semestre.”
Segundo a gerente de Marca e Inovação, a expectativa da Xalingo para o mercado de brinquedos este ano, “permanece otimista e espera manter os resultados positivos. No ano passado, a companhia obteve um crescimento de 2 dígitos e deseja manter o mesmo ritmo em 2021, trabalhando com foco na qualidade dos produtos e no desenvolvimento infantil.”

A Pais & Filhos, através de seu novo gerente Comercial Alexandre Marques, conta que foram preparados cerca de 180 lançamentos para 2021, e que “até o momento podemos citar apenas alguns produtos (ainda virão muitas novidades em 2021), que são o Boneco Mongo & Drongo: fenômeno do Youtube, com 2 milhões de inscritos em 2020 (atualmente com 2,8 mi), estes 2 irmãos são a nova sensação entre as crianças de 3 e 8 anos.
O Jogo Vida de Influencer: Esqueçam a medicina, engenharia ou qualquer profissão tradicional. A nova geração quer mesmo é virar influenciador digital! E é para essa geração que lançamos o #Vida de Influencer, uma corrida da vida, com o dia-a-dia de um influenciador em busca de aumentar seus seguidores!
O Piratas do Firmamentum: Marca a entrada da Pais & Filhos no mercado de Board Games. Destacamos um dos 3 títulos da Franquia Frimamentum, que promete agitar o mercado com um dos principais temas do ano: Piratas! Batalhas, explorações, muita estratégia e diversão garantidos!”
Alexandre Marques fala que a Pais e Filhos terá como “estratégia para o ano a produção local e a qualidade! Estamos nos preparando para garantir o abastecimento dos nossos parceiros.”
Sobre os desafios que a Pais e Filhos está enfrentando nesta temporada para finalizar os lançamentos, ele cita “a dificuldade das matérias-primas e o aumento nos custos, serão um dos maiores desafios para o mercado.”
Alexandre Marques fala também sobre a expectativa da empresa para o mercado de brinquedos este ano. Segundo ele, “a expectativa é boa, seguiremos como grandes parceiros das famílias neste momento de confinamento, trazendo ótimas opções de entretenimento e apoio didático.

Na Sunny Brinquedos, importadora situada em São Paulo, a temporada deste ano promete “mais de 10 marcas novas e mais de 50 brinquedos novos para este ano”, revela Sharon Czitrom, diretora de marketing da marca.
Dentre os principais ela destaca a “Linha Patrulha Canina o Filme. Serão mais de 30 SKU’s exclusivos do filme, que tem estreia para o 2º semestre. Serão veículos, playsets e pelúcias dessa temática. Pókemon. Em fevereiro Pokémon fez 25 anos, e neste período com certeza marcou a infância de muitas gerações. Ainda assim continua presente, se atualizando e assim marcando e fazendo parte das brincadeiras e imaginário das crianças de agora.
Serão mais de 15 itens muito especiais que trazem os personagens mais famosos e queridos e muitos outros. Além de símbolos tão conhecidos como as Pokebolas - que vem em tipos diferentes - e o Pikachu, o Pokémon mais famoso da franquia. E Harry Potter. Serão 20 SKU’s exclusivos da linha! Desde Role Play, como o Chapéu Seletor - que irá determinar para que casa você vai, assim como no filme - e as varinhas Mágicas, que são indispensáveis para qualquer bruxo. Além de figuras dos personagens.
Segundo Sharon, a grande aposta para esse ano da Sunny Brinquedos será “Batman e a nova linha de Bat-Tech.” Para a diretora de marketing da marca da Sunny, os desafios enfrentados nesta temporada são: “COVID-19 e as lojas fechadas.”
Para ela, expectativa da Sunny para o mercado de brinquedos este ano será, “manter a DC como a 5ª marca mais desejada, nos top 5 brands, segundo a NPD e continuar fazendo bem o nosso trabalho para manter pelo menos o mesmo faturamento do ano passado.”

A BS Toys revela que estão previstos em torno de 20 lançamentos e 30 reestilização de produtos para temporada 2021. A informação é do diretor Comercial da empresa Marcos Ernica, que destaca: “Dentre os principais podemos destacar um mini geladeira na linha feminina, um personagem e um avião jato executivo na linha masculina.”
Segundo Ernica, “nossa aposta para esse ano é em produtos com baixo valor agregado.”
Para ele, os desafios enfrentados nesta temporada para finalizar os lançamentos não são poucos: “Como a todo momento muitos fornecedores e prestadores de serviços tem que interromper as atividades por conta da pandemia, estão ocorrendo atrasos constantes”, ele cita alguns deles.
Em relação à expectativa para o mercado de brinquedos este ano, ele explica que: “Acreditamos que em decorrência da possível falta de insumos, como por exemplo caixas de micro ondulado, e com a importação enfrentando problemas com relação ao preço do dólar e frete, deveremos, mais uma vez, ter escassez de produtos.”

A Adijomar Brinquedos, está bastante confiante nesta temporada de brinquedos e pretende terá 16 lançamentos em 2021.
Os principais são Cyber Luva Lança Míssil, uma grande luva estilo robótica fabricada em vinil com acessório para lançar mísseis, para a garotada brincar e se divertir com os amigos. Ela tem 25 cm de comprimento, grande e robusta, cheia detalhes de uma luva robótica.
Os Chocolix, amizade, valores familiares e aceitação das diferenças. Os Chocolix mostram diversidade, incentivam a leitura, estimulam a aceitação, a empatia e a representatividade, além de fortalecer laços familiares. É um desenho animado que desde o lançamento, Os Chocolix já foram assistidos por mais de 2,8 milhões de pessoas! Lançamos brinquedos de dois personagens Chocolyne e Chocomark acompanhados de sua mascote a Docecoockie, com cores vivas e com a fisionomia bem sapeca.
Dino Mega Toy, criamos dois dinossauros com características bem diferentes, cabeça grande e corpo pequeno, uma forma caricata, esse formado nos ajudou a criar mais detalhes nos dinossauros, como nos olhos, boca, chifres e pele. Também com uma pintura e cores bem detalhadas e diferentes do que temos na nossa linha, membros articulados e 22cm de altura.
Segundo o analista de Desenvolvimento da Adijomar, João Victor Ferrari, “Temos muitas novidades para esse ano. Porém, nossa aposta será na qualidade dos nossos lançamentos, procuramos elevar o nível de nossos produtos, cores diferenciadas, pinturas detalhistas, embalagens que são verdadeiras obras de arte, todo o conjunto, embalagem e produto, no final formaram uma linda coleção. E a cada ano nossa melhoria será contínua, sempre elevando ainda mais a qualidade de nossos produtos e lançamentos. Revitalizamos algumas embalagens que já tínhamos em linha, no caso da nossa Boneca Isadora, criamos novos vestidos e uma embalagem nova, com cores vibrantes com uma pegada bem moderna. A capa do nosso catalogo deu um pequeno “spoiler” do que vem pela frente.”
Ele conta que “todos nossos produtos já estão finalizados. Mas nosso desafio foi criar produtos que realmente chamasse a atenção das crianças, pela sua pintura, pelo seu tamanho, seus detalhes. Hoje em dia as crianças têm acesso a tudo e é difícil impressiona-las, e causar essa impressão e despertar o interesse delas foi nosso maior desafio.”
O analista de Desenvolvimento fala que “a nossa expectativa é a melhor possível, esperamos um ano com muitas vendas. Diante do cenário em que ainda vivemos, as crianças continuam em casa, brinquedos e jogos são boas maneiras de distraí-las e uma ótima oportunidade de aumentar a interação com os pais, pois passam mais tempo juntos e brincando, não há melhor forma de se divertir em família."

O Grupo Calesita, das marcas Calesita e Tateti, revela que “mesmo diante de impactos inesperados no mercado e no mundo, todos seguem trabalhando com cautela. Estamos diante de um cenário que exige reavaliação constante e tomada rápida de decisões. Mas com movimentos planejados, estamos confiantes e seguimos trabalhando para alcançar as expectativas”, segundo a Coordenadora de Marketing Giliane Letícia.
Na temporada serão mais de quinze produtos em lançamento.
A Tateti Brinquedos inovou este ano e trouxe o Move Baby para o seu mix. O andador auxilia os pequeninos em seus primeiros passos. Indicado a partir de seis meses, ele vem com acessórios coloridos, educativos e divertidos. Além de ser prático e fácil de montar e desmontar.
Já a Calesita Brinquedos trouxe uma super novidade para a sua linha de rodados.
“A Kombina é um rodado estilo que encanta com as suas cores. É um brinquedo dois em um, Passeio ou pedal. É rica em detalhes, tem retrovisor e faróis de brincadeirinha, buzina, e até cinto de segurança”, explica Giliane.
Sobre os desafios enfrentados nesta temporada para finalizar os lançamentos, a Coordenadora de Marketing afirma: “Ainda estamos diante de um cenário que desafia todas as indústrias, como por exemplo, a cadeia produtiva (suprimentos). Porém, mesmo diante desde cenário, seguimos com o planejamento para os lançamentos. Um dos desafios que podemos destacar, foi na maneira como apresentamos o mix de produtos para a equipe de vendas. Este ano a tradicional feira não aconteceu e perante a esta mudança na programação, o Grupo Calesita direcionou seus esforços para outro modelo de apresentação, um encontro online, uma nova experiência para toda a equipe e foi muito assertiva.”

A Regina Festas tem mais de 25 modelos novos previstos para o ano de 2021, confiante na concretização do plano de imunização e os impactos positivos que isto trará para a saúde da população.
“Nossa expectativa também está na confiança do consumidor e do comércio”, fala Jorge Janolio Junior – Gerente de Produto da empresa. “Fatos que fortificarão a possibilidade do mercado apostar em novidades e reforçar seus estoques para datas do segundo semestre, como o dia das crianças ou Natal, e posteriormente em um possível Carnaval em 2022. Seguimos confiantes e otimistas que essa visão irá se concretizar”, comenta.
Segundo Janolio, “O momento que atualmente passamos impacta negativamente em dois sentidos. Em primeiro lugar, além do já citado fechamento do comércio físico (principal modalidade de vendas dos clientes da empresa), datas importantes para nosso mercado, como o carnaval, festas caipiras, halloween e eventos escolares, deixaram de serem realizados, levanto à queda nas vendas e na aposta em lançamentos. Além disso, assim como outras categorias, a falta de matéria prima e aumento de custo das que estão disponíveis no mercado influenciam o preço dos nossos produtos, sendo outro fator que dificulta a concretização do lançamento ou do resultado esperado para eles”, analisa o gerente de produto da Regina Festas.
Janolio Junior diz que “neste momento, por conta da recente reabertura do comércio, a empresa foca seus esforços nos lançamentos acima. E temos também programado lançamentos de fantasias de novas licenças e filmes.” Dentre os principais lançamentos até agora na temporada, destaque para as Máscaras de tecido. “Elas são as principais novidades do momento são as máscaras de tecido da Regina Festas”, fala Janolio.
Produtos Pets: Nesse período de pandemia, em que as crianças ficam mais tempo dentro de casa, os Pets tem sido a companhia constante nas aventuras das crianças. Pensando em inserí-los na brincadeira de se fantasiar, a Regina lança bandanas e capas de heróis da Marvel (Homem Aranha, Homem de Ferro e Capitão América) e do camundongo mais famoso da Disney (Mickey). A partir de Maio, consumidores encontrarão estes produtos em Petshops, lojas de brinquedos e de festas do Brasil inteiro.

A Brinquedos Anjo terá 27 lançamentos para o ano de 2021, que apesar das dificuldades, para o setor e 2021 parece estar se desenhando para o mesmo cenário ou até melhor que o ano anterior.
“Acreditamos que toda a linha dos novos produtos, terá um ótimo desempenho no PDV,”, conta Danilo Henrique A. Martins - Coordenador de Marketing. “Os que mais chamam atenção são os bonecos de comidinha Milly & Mike Come e faz Caquinha, que são dois lindos irmãozinhos, produzidos em 100% vinil atóxico, que adoram comer sua comidinha, mas depois, eles fazem caquinha, aí é hora de trocar a fraldinha. Suas roupinhas são modernas, a do Mike é sublimada com um lindo desenho e a da Milly é um lindo macacão no estilo Tie Dye. Acompanham os acessórios: pratinho, talheres, massinha e fraldinha, a Coleção Ivy, é composta de 2 lindas bonecas com roupinhas modernas e coloridas, sendo uma encantada com um lindo unicórnio, ambos 100% em vinil e a outra na configuração de Mãe e Filha (2 bonecas em uma). Temos também a Coleção Holly que tem uma modelagem do rostinho totalmente diferente e divertida e acompanha massinha ou giz de cera ou copinho de suco e a Coleção do Karate Cobra, com 4 bonecos de ação 100% em vinil atóxico e com uma modelagem bem detalhada do corpo, para a criançada se divertir muito.”
Segundo o coordenador de Marketing da Brinquedos Anjo, “Acho que podemos chamar o ano de 2021 de ano da reconstrução, depois de um ano sem precedentes, é o momento de focarmos em coisas boas e para tanto, nossas apostas estão justamente nos lançamentos, para que sejam produtos assertivos para o consumidor e em novos moldes de negócios, para que assim, possamos atender todos nossos clientes da melhor maneira possível.”
Danilo Martins revela que os maiores desafios enfrentados nesta temporada para finalizar os lançamentos foram, “sem dúvida nenhuma, a indisponibilidade da matéria prima, e em casar o tempo gráfico, com recebimento dos substratos para produção e alinhamento com o prazo de entrega. “
Sobre a expectativa da Brinquedos Anjo para este ano de 2021, Danilo Martins analisa que “apesar das dificuldades, 2020 ainda foi um ano bom para o setor e 2021 parece estar se desenhando para o mesmo cenário ou até melhor, pois assim como qualquer mudança drástica e em curto prazo, exige tomadas de decisões que antes eram impensáveis. Tivemos em nossos clientes uma nova postura de compra, criando um novo cenário de negócios.”

A fabricante baiana de brinquedos em látex Latoy está com 25 lançamentos programados até dezembro de 2021. Entre eles as linhas de mordedores Galinha Pintadinha, Turma Cabeça de Batata (Hasbro), Turma Peppa Pig (Hasbro).
Marcelo Kineippe Brandão, diretor da Latoy fala de suas apostas para esta temporada. “Estamos apostando bastante na parceria com a Hasbro e nas linhas deles como Potato Head, My Little Pony e Peppa. Todos em puro látex, pintados à mão, super resistentes.”
Para ele, “a falta da feira de brinquedos para servir como parâmetro de data e apresentação dos lançamentos a um número maior de clientes e vendedores” é um dos principais desafios que a Latoy está enfrentando nesta temporada. Sobre a expectativa de mercado, Marcelo Brandão acredita que este ano “deve ter um bom segundo semestre como já foi em 2020, talvez um pouco mais difícil pela redução na liquidez dos consumidores”.

Na Zucatoys e Altimar Brinquedos estão programados 36 lançamentos para 2021, entre saquinhos, cartelas e brinquedos em caixas. Sendo a maioria deles em caixas.
Os principais lançamentos são: Penteadeira Princess: Nova penteadeira para a criança brincar, com uma gavetinha para colocar acessórios, espelho e pezinhos diferenciados.
Caixa Registradora: Caixa registradora para a nova Coleção Market, com a qual a criança pode brincar de fazer comprinhas no supermercado.
Carrinho de Compras: Carrinho de compras com uma cestinha removível, toda estilizada com formato de coração, para a criança brincar de fazer comprinhas no supermercado.
"As grandes apostas para esse ano são a nova linha Market, composta por caixa registradora, cestinha de compras, comidinhas para brincar de comprar; e também a penteadeira em novo formato supermoderna e romântica”, fala Camila Pereira, do departamento de Marketing.
Segundo ela, “com certeza nossos desafios atuais estão sendo falta de matéria-prima, tanto para os moldes quanto para a produção dos produtos.”
Sobre a expectativa de mercado, a profissional de marketing da Zucatoys e Altimar Brinquedos destaca: “Estamos confiantes de que o mercado de brinquedos começará a se recuperar esse ano, e que as vendas serão excelentes para todos os fabricantes brasileiros, contando também que as importações diminuíram bastante.”

A Brinquedos Mimo aposta nos bonecos licenciados em grande formato e tráz para o mercado o Boneco Chase e Skye da Patrulha Canina; He Man, Esqueleto e Gato Guerreiro do Motu; Baby Yoda de Star Wars; Power Rangers; Simba e Buzz da Disney, Tartarugas Ninja, jogos educativos Disney e Marvel e Quebra Cabeça Jurassic World.
"Inicialmente estamos lançando o boneco do Chase e logo depois vem a Skye— são bonecos grandes para as crianças brincarem e decorarem seus quartos. Com a nova série do He Man e os Mestres do Universo na Netflix, vamos lançar os bonecos gigantes e articulados do He Man, Esqueleto e Gato Guerreiro”, destaca Tatiana Cury - diretora de Marketing da Mimo. “Com os jogos educativos Disney e Marvel, quebra-cabeça Jurassic World entraremos em definitivo na categoria de jogos.”
Segundo Tatiana, “todos serão uma grande aposta, mas destacamos os bonecos da Patrulha Canina, os bonecos do He Man e os Mestres do Universo , a linha de jogos e o boneco Baby Yoda, o preferido da franquia Star Wars.”
Para a diretora de Marketing da Mimo, os desafios enfrentados nesta temporada para finalizar os lançamentos, são principalmente a “escassez de matéria prima e insumos que está afetando todo o mercado.”
Contudo a expectativa da Brinquedos Mimo para o mercado de brinquedos este ano, “é das melhores! Apesar de toda a crise, estamos investindo forte em novas licenças e produtos que com certeza vão gerar grandes negócios”, fala Tatiana Cury.

A Elka Brinquedos fez um o registro em vídeo dos lançamentos da temporada 2021. (assista aqui)

 
PUBLICIDADE