ECONOMIA  
DIA DAS CRIANÇAS: COMÉRCIO REGISTRA RESULTADO NEGATIVO EM 2016
O gasto médio girou em torno de R$ 222,00, apesar do movimento intenso nas lojas no dia 12 de outubro - Eduardo Santos

As vendas do comércio para o Dia das Crianças não foram muito animadoras para o setor em 2016. De acordo com dados da Boa Vista SCPC, o resultado foi o pior para a série histórica, iniciada em 2008, com recuo de 4,2%. Segundo estimativa da FecomercioSP, o faturamento total no varejo foi 3,9% menor do que em 2015 (descontada a inflação), cerca de R$ 2,2 bilhões a menos do que no ano passado. Pelo levantamento do SPC Brasil, o gasto médio girou em torno de R$ 222,00. E de acordo com o SPC Brasil e a CNDL, as vendas a prazo entre 5 e 11 de outubro caíram -9,02%

Vendas a Prazo Caíram 9,02%
Segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC, as vendas do comércio para o Dia das Crianças caíram 4,2% em 2016 quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Já de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo na semana anterior ao Dia das Crianças (entre 5 e 11 de outubro), caíram -9,02% na comparação com 2015, resultando no terceiro ano consecutivo de retração. Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o resultado é consequência da crise econômica. "Com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado", explica. "Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista", diz Pinheiro.

 

 

 
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