FORTE RECESSÃO DO MERCADO DE BRINQUEDOS EM 2023, APONTA DAD0S DA CIRCANA

Empresa global de análise de dados define o ano de 2023 como "desafiador para o varejo brasileiro" e aponta "uma retração de vendas de dois dígitos no período de janeiro a novembro de 2023 no mercado de brinquedos.



©Circana

Apesar da forte retração, a empresa global de análise de dados aponta que algumas categorias de brinquedos colheram ótimos resultados este ano.

Célia Bastos, Diretora Comercial da Circana comentou os resultados do mercado brinquedos do Dia das Crianças-2023, mesmo reconhecendo as quedas nas vendas, evitou apontar quais lojistas, ou redes registraram os maiores resultados negativos e quanto foi realmente foi o tombo do setor.
“2023 tem sido um ano desafiador para o varejo brasileiro. Com a taxa básica de juros estacionada no pico de 13,75% ao ano, durante oito meses, e a inflação ainda elevada nos primeiros meses de 2023, o volume de vendas sofreu queda em função do consumidor estar com menos dinheiro disponível, resultado da inflação, e do crédito mais caro. O resultado foi uma deterioração dos resultados do varejo, principalmente de redes que tinham mais dívidas e margens pressionadas. O desempenho do mercado brasileiro de brinquedos também foi inferior ao do ano passado, sofrendo uma retração de vendas de dois dígitos no período de janeiro a novembro de 2023.
Com a desaceleração das vendas, os lançamentos de novos brinquedos também sofreram impacto negativo em relação a 2022 e 2021. A escassez de novos conteúdos nos cinemas também teve um impacto negativo, principalmente nas categorias fortemente influenciadas pelos conteúdos, como as figuras de ação, fantasias, e muitos colecionáveis. Porém, alguns tipos de brinquedos navegaram confortavelmente num mercado em retração. Algumas categorias, como Jogos e Quebra-Cabeças, Pelúcias, e os itens de Artes & Artesanato colheram ótimos resultados neste ano, na contramão do setor.”